Atenção: este é um blog pessoal e não oficial de testemunho e portanto todos os comentários e reflexões que não forem atribuídos a outras fontes, são somente opiniões pessoais e não podem traduzir a postura da pessoa, grupo, instituição, etc, aqui mencionados e promovidos. Com Imprimatur e Nihil Obstat desde 2005, a obra mística divina A Verdadeira Vida em Deus tem todas as mensagens, documentos, testemunhos, orações, palestras, peregrinações, retiros, casas de caridade e toda informação idônea e completa no

Site Oficial geral em inglês e em 26 idiomas  www.tlig.org 

no idioma português o Site Oficial é www.tlig.org/pg.html

site brasileiro AVVDBrasil http://www.avvdbrasil.org.br/

 

Pecado contra o Espírito Santo

 

o que é e por que

 

 

não será perdoado nem neste nem no outro mundo

  • Transfiguração no monte Tabor de Jesus Cristo

  • Ressurreição de Jesus Cristo após a Paixão e Morte de Cruz para Salvação da humanidade

São João Paulo II (1920-2005), papa
Encíclica «Dominum et vivificantem», § 46 (trad. © Libreria Editrice Vaticana, rev.)

O pecado contra o Espírito Santo

Por que razão é a blasfémia contra o Espírito Santo imperdoável? Em que sentido devemos entender esta blasfémia? São Tomás de Aquino responde que se trata de um pecado «imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos graças aos quais é concedida a remissão dos pecados». De acordo com esta exegese, a blasfémia não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras; consiste antes na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo, que age em virtude do sacrifício da Cruz. Se o homem rejeita deixar-se «convencer quanto ao pecado», convicção que provém do Espírito Santo (Jo 16,8) e tem carácter salvífico, rejeita simultaneamente a «vinda» do Consolador (Jo 16,7), aquela «vinda» que se efectuou no mistério da Páscoa, em união com o poder redentor do Sangue de Cristo: o Sangue que «purifica a consciência das obras mortas» (Heb 9,14).


Sabemos que o fruto desta purificação é a remissão dos pecados. Por conseguinte, quem rejeita o Espírito e o Sangue (1Jo 5,8) permanece nas «obras mortas», no pecado. E a blasfémia contra o Espírito Santo consiste exactamente na recusa radical de aceitar esta remissão, de que Ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira, por Ele operada na consciência. Se Jesus diz que o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado nem nesta vida nem na futura, é porque esta «não-remissão» está ligada, como à sua causa, à «não-penitência», isto é, à recusa radical a converter-se. [...]


A blasfémia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso «direito» de perseverar no mal — seja ele qual for — e recusa por isso mesmo a redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfémia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou.

 

 

Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro. (Mt. 12,32)

Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o sangue da aliança, em que foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, autor da graça! (Hb. 10,29)
 

O pontificado do Papa São Pio X de 1903 a 1914 - em seu Catecismo Maior, ensinou que são seis os pecados contra o Espírito Santo:

 

O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação. Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo.

 

1º - Desesperar da salvação: quando a pessoa perde as esperanças na salvação, achando que sua vida já está perdida e que ela se encontra condenada antes mesmo do Juízo. Julga que a misericórdia divina é pequena. Não crê no poder e na justiça de Deus.

 

2º - Presunção de salvação, ou seja, a pessoa cultiva em sua alma uma idéia de perfeição que implica num sentimento de orgulho. Ela se considera salva, pelo que já fez. Somente Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida, até o último momento da nossa vida, e Deus é o nosso Juiz Eterno. Devemos crer na misericórdia divina, mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo.

O simples fato de já se considerar eleito é uma atitude que indica a debilidade da virtude da humildade diante de Deus. Devemos ter a convicção moral de que estamos certos em nossas ações, mas não podemos dizer que aos olhos de Deus já estamos definitivamente salvos.

Os calvinistas, por exemplo, afirmam a eleição definitiva do fiel, por decreto eterno e imutável de Deus.

A Igreja Católica ensina que, normalmente, os homens nada sabem sobre o seu destino, exceto se houver uma revelação privada, aceita pelo sagrado magistério. Por essa razão, os homens não podem se considerar salvos antes do Juízo.

 

3º - Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Santa Igreja, ou seja , quando a pessoa não aceita as verdades de fé (dogmas de fé), mesmo após exaustiva explicação doutrinária. É o caso dos hereges.

 

Considera o seu entendimento pessoal superior ao da Igreja e ao ensinamento do Espírito Santo que auxilia o sagrado magistério. 
 

4º - Inveja da graça que Deus dá aos outros. A inveja é um sentimento que consiste em irritar-se porque o outro conseguiu algo de bom. Mesmo que você possua aquilo ou possa ganhar um dia. É o ato de não querer o bem do semelhante. Se eu invejo a graça que Deus dá a alguém, estou dizendo que aquela pessoa não merece tal graça, me tornando assim o juiz do mundo. Estou me voltando contra a vontade divina imposta no governo do mundo. Estou me voltando contra a Lei do Amor ao próximo. Não devemos invejar um bem conquistado por alguém. Se este bem é fruto de trabalho honrado e perseverante, é vontade de Deus que a pessoa desfrute daquela graça.
 

5º - A obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo após a ação de convencimento do Espírito Santo. É não aceitar a ética cristã. Você cria o seu critério de julgamento ético. Ou simplesmente não adota ética nenhuma e assim se aparta da vontade de Deus e rejeita a Salvação.

 

 6º - A Impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus: o indivíduo persiste no erro até o final, recusando arrepender-se e penitenciar-se, recusa a salvação até o fim. Consagra-se ao Adversário de Cristo. Nem mesmo na hora da morte tenta se aproximar do Pai, manifestando humildade e compaixão. Não se abre ao convite do Espírito Santo definitivamente.

O pecado que não será perdoado nem neste nem no outro mundo

INÍCIO ÍNDICE PESQUISA

QUEM BLASFEMAR CONTRA O MEU ESPÍRITO SANTO
NÃO SERÁ PERDOADO

7 de Setembro de 1992

 


- A fidelidade é a essência da Vossa Palavra e a Vossa Palavra é a própria Integridade. A nossa vida está nas Vossas Mãos e, apesar disso, a nossa liberdade depende de nós... É o dom que Vós nos fizestes. Mas que temos nós feito da nossa liberdade? Temo-nos servido dela para nos encarcerarmos e fizemos dela uma arma de destruição para a nossa alma. Nós temos necessidade de que o Vosso Espírito Santo intervenha, de que a Fonte de água, eternamente esguichante do Rio, esguiche agora sobre nós.

- Ah! Vassula!... Por fim, os caminhos desta geração serão endireitados e, aos homens, serão ensinadas a Fidelidade e a Integridade. Espera apenas e verás...

Por isso, em todo o tempo que viveres e que no teu corpo permaneça um sopro de vida, Eu te protegerei. Continuarei a instruir-te na plenitude da Minha Sabedoria. Proteger-te-ei dos falsos passos. Eu, o Altíssimo, tenho-te favorecido; sê feliz, alma, sê feliz! Agora, escuta e compreenderás o veneno da blasfêmia contra o Meu Espírito Santo. Quem blasfemar contra o Meu Espírito Santo não será perdoado. Deste modo, estai atentos, a fim de não blasfemardes contra o Meu Espírito Santo. Eis por que a Minha Própria Sabedoria vo-lo diz: Vigiai, para não cairdes na apostasia e para não rejeitardes o Meu Espírito Santo de Verdade que, nestes dias, desce até vós para despertar a vossa letargia.

Nos dias que Eu Mesmo vivi na terra, eles odiaram-Me sem motivo; contudo, na Cruz, Eu pedi ao Pai Celeste que os perdoasse. Hoje, se o mundo rejeitar o Meu Espírito Santo de Graça e zombar d'Ele, considerando-O uma loucura ou uma calamidade, eles acabarão por ser renitentes, no momento em que vier o Meu Dia. Vós, que recebestes já um sinal tangível do Meu Espírito Santo, sereis privados da Graça e não sereis renovados uma segunda vez, como desejaríeis sê-lo, a partir do momento em que sereis incapazes de vos arrepender com o vosso coração e, quando Eu vier, encontrar-vos-ei impenitentes, com o coração endurecido como uma pedra, árido ou seco e sem fruto.


1 ... Eu terei de vos aniquilar e lançar-vos no fogo de queimar. Por conseqüência, e em toda a verdade, vos digo: abri os vossos corações e tentai compreender que o Meu Espírito Santo sopra onde e como quer e respira livremente nos Meus enviados.

Reconhecei-os, pelos seus frutos, e não sejais escravos dos vossos pensamentos. Cada alma deve saber quanto são contrários ao Meu Espírito Santo de Verdade a irrisão, a inveja, a crítica cruel, o juízo e a calúnia. Deveis manter-vos firmes e em permanente oração, para não serdes postos à prova.

Hoje, Eu vos digo isto:

Se os teus lábios são, para ti, causa de pecado, então, faz jejuar os teus lábios
2 , antes que vejas os teus lábios condenar-te e a tua alma arder em agonia 3 . Deves amar o teu próximo como a ti mesmo. Agora, vós dir-Me-eis: "Mas Vós já nos destes este Mandamento". Sim, é verdade. Mas vós, tende-lo cumprido?

Rezai e pedi ao Meu Espírito Santo que venha e repouse em vós!

Vassula, que o Meu Santo Nome esteja sempre nos teus lábios e no teu coração. Eu sou o teu Educador e a Minha Benevolência está sobre ti. Consola-Me e que o teu coração seja o Meu Céu. Faz uma idéia
de Quem Eu Sou. Reza com alegria e Eu cortejar-te-ei. Louva-Me e Eu envolver-te-ei da Minha Luz Imortal. Bendiz-Me e satisfaz o Meu Coração, e Eu Mesmo virei a ti para te sustentar, para fazer-te ultrapassar o Meu Limiar e conduzir-te à Minha Casa. Sim, justamente como um esposo passa o limiar, trazendo a sua esposa, assim também Eu virei, delicadamente, com grande ternura e grande Amor, para trazer-te e mostrar-te o Meu Trono de Glória. Do Alto, enviei-te o Meu Espírito Santo, a fim de que repouse em ti e te ensine as coisas que tu jamais conheceste, para te salvar a ti e a milhões de outros. Mantém-te ao pé de Mim, Minha doce discípula; a tua viagem não terminou ainda; temos ainda mil coisas a fazer, para ensinar aos outros Meus filhos o Conhecimento das coisas santas.

Eu enviar-te-ei a muitas nações, para honrar o Meu Santo Nome e, em ti, será impressa a Minha Sabedoria. Far-te-ei falar, como Eu Mesmo desejo que tu fales.

E, agora, que o teu coração rejubile e ame ternamente aquilo que Eu te disse.

Não Me faltes nunca. Ama-Me e absorve-Me.

Eu sou o Amor.



1 Jesus parou inesperadamente e, depois, com um tom mais grave, disse o que se segue
2 Jesus, com estas palavras, quer dizer: fazer voto de silêncio
3 Jesus lembra o Purgatório

Os páginas estão listadas em ordem decrescente de número de palavras encontradas

 
Search string: "blasfemar"
Results: 7 Files from 1 097 (5 304 KB) found
with 8 total matches

  • ... BLASFEMAR CONTRA O MEU ESPÍRITO SANTO NÃO ...
  • ... contra o Meu Espírito Santo. Quem blasfemar contra o Meu Espírito Santo não ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm743.html
2 matches
  • ... em que também vós deixareis (de blasfemar) e admitireis a verdade da Minha ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm902.html
1 match
  • ... que eles virão a ser punidos por blasfemar contra a Nossa misericórdia!" ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm1058.html
1 match
  • ... já dito antes, que se alguém blasfemar contra o Espírito Santo jamais ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm61.html
1 match
  • ... os seus gritos. Freneticamente, blasfemarão a Minha Revelação, a Sabedoria ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm656.html
1 match
  • ... Santo que eles acabam por blasfemar. Eles destroem as Obras do Vosso ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm801.html
1 match
  • ... não os ouvirei. Provocar-Me-ão e blasfemarão o Meu Santo Nome e dirão às ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm806.html
1 match
Search string: "blasfêmia"
Results: 6 Files from 1 097 (5 304 KB) found
with 10 total matches

  • ... agora e sempre: todo o pecado ou blasfêmia será perdoado aos homens, mas a ...
  • ... blasfêmia contra o Meu Espírito não será ...
  • ... do Homem, será perdoado; mas a blasfêmia contra o Espírito, não lhe será ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm735.html
3 matches
  • ... também sofrem com Ele... 13 A blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt ...
  • ... Santo (Mt 12,22-32). 14 A Blasfêmia; cf. Mt 12, 22-23. 15 Quando uma ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm1063.html
2 matches
  • ... mais profundo da tua alma: a blasfêmia, a blasfêmia que corta todas as ...
  • ... a blasfêmia que corta todas as ligações ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm655.html
2 matches
  • ... Dez Mandamentos, acrescentando a blasfêmia à rebelião. De acordo com o ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm550.html
1 match
  • ... com a Mentira, sois culpados de blasfêmia... A Minha Santa Presença no Meu ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm636.html
1 match
  • ... e compreenderás o veneno da blasfêmia contra o Meu Espírito Santo. Quem ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm743.html
1 match