6. mai, 2018

Texto

Texto original em italiano  publicado em abril 2018 no seguinte endereço

https://www.radioromalibera.org/catechesi/il-monismo/

 

Tradução do Tradutor Google, dá para entender e se pode pesquisar mais depois dessa leitura, quem não sabe ainda com clareza vai sentir-se esclarecido...

 

Catequese

 

+ Em nomine Patris et Filii et Spirtus Sancti. Amém.

 

O monismo entre Deus e o homem é elaborado na direção de três diferentes monismos:

 

a) Um monismo ontológico entre Deus e o universo, onde o universo é considerado, em certo sentido, como divino; em outras palavras, é o panteísmo;

 

b) A monismo moral, onde o bem eo mal são considerados como partes integrantes de um todo maior, e mais real, de modo que não se destaca, um monismo moral que é considerado em última análise, como o próprio Deus;

 

c) Um monismo lógico, no qual o verdadeiro e o falso se reconciliam entre si.

 

a) Monismo entre Deus e o universo (panteísmo)

 

Devemos responder a esse erro como fizemos ao erro do monismo entre Deus e o homem. A fé ensina que Deus é o Criador: Credo in unum Deum, creatorem coeli et terrae. Deus é, portanto, totalmente independente do universo, que Ele criou com um livre ato de vontade. Não é emitido por Ele de acordo com a Sua natureza; não necessariamente veio à existência.

 

A razão também nos ensina que o conceito de Deus é um conceito de um Ser essencialmente transcendente.

 

b) Monismo moral

O monismo moral concebe o bem e o mal como uma coisa e acredita que o mal existe em Deus.

A fé nos ensina, em vez disso, que o bem e o mal são princípios distintos e opostos: ao aderir ao bem, o homem é salvo e, ao aderir ao mal, é condenado.

A Fé também ensina que Deus é infinitamente bom, o Pai das luzes, que, para citar novamente St. James (1.13), "não pode ser tentado pelo mal e não tenta ninguém ao mal".

A razão, de acordo com a doutrina de São Tomás, ensina que o bem e o mal não formam uma única coisa, porque o bem está sendo ele mesmo e o mal o está privando: isto é, a privação de um bem devido a ele. .

O mal não está em Deus, porque Deus é infinita e necessariamente bom. Como já dissemos das outras perfeições de Deus, podemos dizer da sua bondade: se não é bom, não é Deus.

c) Monismo Lógico

O monismo lógico afirma que o verdadeiro e o falso também formam uma única realidade. A gnose apóia isso, por exemplo, em seu sincretismo, afirmando que todas as religiões e filosofias são iguais.

A Fé ensina, por contraste, que o Verdadeiro e o Falso são opostos e o Senhor diz em Mt. 5.37 'Suas palavras são: sim, sim, não, não. O resto vem do maligno.

A razão reitera que a falsidade é a negação da verdade. Como diz Aristóteles (na foto), é impossível que a mesma coisa, ao mesmo tempo e da mesma maneira, possa ser verdadeira e falsa. Este é o princípio da não-contradição, um dos primeiros princípios do pensamento e da metafísica. Como vimos no caso da causalidade, se renunciarmos a esses primeiros princípios, renunciamos à mesma racionalidade e à própria possibilidade de compreender ou explicar qualquer coisa.

Don Julio Meinvielle argumenta que o absurdo do monismo lógico - que verdadeiro e falso formam uma única realidade juntos - é a consequência da teoria gnóstica absurda de que o mundo, o homem e Deus saem do nada.

Antes, diremos que corresponde a todos os absurdos ensinados pela Gnose: saindo do nada, reencarnação, o desenvolvimento de Deus no mundo, panteísmo, a reconciliação entre o bem e o mal. Em última análise, o monismo lógico é uma consequência da tese fundamental da Gnose: que o homem pode se tornar Deus A irracionalidade desta tese deriva da rebelião da vontade contra a Verdade. De fato, esta tese nada mais é que a expressão final dessa rebelião.

conclusão

Em conclusão, como dissemos do conhecimento natural de Deus em relação à sua negação "ou Deus ou radical absurdo", também podemos dizer da Fé em relação à sua negação, Gnose, seu eterno rival. Mas isso não deveria nos surpreender, porque a Gnose, sendo um sistema panteísta, é também uma forma de ateísmo.