Atenção:este é um blog pessoal e não oficial de testemunho e portanto todos os comentários e reflexões que não forem atribuídos a outras fontes, são somente opiniões pessoais e não podem traduzir a postura da pessoa, grupo, instituição, etc, aqui mencionados e promovidos. Com Imprimatur e Nihil Obstat dedes 2005, a obra mística divina “A Verdadeira Vida em Deus” tem todas as mensagens, livros, documentos, testemunhos, orações, palestras, peregrinações, retiros, casas de caridade e toda informação idônea e completa no

Site Oficial geral em inglês e em 26 idiomas  www.tlig.org 

em idioma português o Site Oficial é www.tlig.org/pg.html

Site brasileiro AVVDBrasil http://www.avvdbrasil.org.br/

Quem não pensa seriamente sobre a possibilidade de ir para o Inferno e por toda eternidade?

Já pensou?

Por toda eternidade sem qualquer esperança de sair dali onde se fica separado de Deus e de qualquer fragmento de bem, sem poder sair dali onde existe somente sofrimento com todos os sentidos por toda eternidade...

Já pensou bem nisso?

A vida neste mundo é justamente a oportunidade que a gente tem de pensar e escolher bem.

 O Inferno existe e é um lugar ONDE SÓ EXISTE MALDADE com torturas das mais malignas e atrozes inimagináveis eternas, repetidas e repetidas infinitamente por TOOOOOODA ETERNIDADE !!

Já pensou??? Pensou mesmo??

A alma é eterna, quando morre espiritualmente ela permanece existindo mas sem Deus, sem qualquer bem, e só com sofrimento de todos os males eternamente.

Pensemos seriamente sobre isso.

Foto milagrosa da porta do Céu

Em verdade te digo: Não tenhas medo daqueles que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma; teme, antes, aquele que tem o poder de fazer perecer, tanto a alma como o corpo, no inferno (Mt 10, 28).

20.3.1991 A Verdadeira Vida em Deus

(...)

Criei-te para um fim: Criei-te por Amor, para que Me amasses. Quando o corpo e a carne forem consumidos e deteriorados, aquele que Me foi agradável será atraído pela Minha Alma, e para sempre.

Mas ai daquele que Me não respeitou!

Ai daquele que jamais considerou a maldade como uma loucura e a estupidez como uma parvoíce!

Ai do coração que acreditou poder atingir o zenit do próprio poder, apenas com os seus esforços e sem Mim!

Ai daquele que não obedeceu aos Meus Mandamentos!

Ai daquele que tem o coração repleto de malícia!

Ai do chacal que conspirava, na noite!

Ai daquele que julgava o seu irmão, forçando-o a viver no terror!

Ai dos lábios que deram testemunho da falsidade!

Ai daqueles que derramaram sangue inocente de criancinhas, ainda não nascidas!

A vossa recompensa será o inferno!

Ai dos impuros que recebem a Carne e o Sangue de Meu Filho em estado de pecado. Quanto Me sois repugnantes!

Ai daquele que Me ofende, recusando a confissão e a absolvição, e vem receber o Meu Filho em estado de pecado!

Arrependei-vos! Arrependei-vos dos vossos pecados! Que adianta fazerdes-Me ofertas, se tendes uma serpente aninhada em vós? Se Me perguntais: "Que devemos fazer, para obter a Vida Eterna ?", Eurespondo-vos: Arrependei-vos! Cumpri os Meus Mandamentos; dai bons frutos; e Eu, na presença de Meus Anjos, vos oferecerei a morada que reservei para vós. Vigiai e estai atentos a todas estas coisas. No vosso deserto, permiti que o Meu Espírito Se manifeste como Me apraz, para vos salvar.

- Corrigi-nos, Javé, Pai Todo Amor, docemente e com Misericórdia, mas também com solicitude!

- Ama-Me, adora-Me e põe-Me em primeiro lugar e acima de tudo...

(...)

 

 

Para onde vão as almas que não querem ficar com Deus?

Pelo livre arbítrio, isto é, pela liberdade que temos de escolher e que Deus respeita, é necessário que exista um lugar para as almas que livremente escolhem viver sem Deus, posto que a alma é imortal e viverá para sempre no Céu ou no Inferno, isto é em Deus ou separada de Deus. Portanto é lógico que pela justiça, pelo respeito à liberdade das almas, Deus preparasse um lugar para aquelas almas que não O amam e não O querem na terra nem na Eternidade do Céu. E assim não há como evitar a conclusão lógica e afirmada nas Sagradas Escrituras e em AVVD e por tantos santos canonizados, de que o Inferno existe e é um lugar onde não há presença de Deus. Porque Deus respeita a liberdade que concedeu ao ser humano de escolher durante o tempo de existência na terra, conforme quiseram o primeiro Adão e a primeira Eva. Eles quiseram ser deuses por exclusão mas Deus então concedeu a oportunidade de sermos participantes de Si mesmo pela conversão em Jesus Cristo. Ninguém se engane! Existe também o Purgatório por causa da justiça de Deus, pois o que aconteceria com os seres humanos que tendo escolhido a Deus morrem sem a plena pureza de alma, necessária para a união plena com Deus, já que não se condenaram mas precisam ainda de purificação? Por isso é óbvio que o Purgatório existe, é um lugar para tais almas ainda não totalmente puras, mas salvas.

Satanás existe e engana a humanidade sempre com a mesma tentação feita aos primeiros Adão e Eva. E além disso procura convencer a todos que ele não existe e que o Inferno não existe. Se você fosse Satanás não faria o mesmo para poder levar mais facilmente o maior número possível de almas para a sua morada que é o Inferno? Todas as falsas doutrinas e falsidades científicas e aberrações morais e científicas atuais vem dele, como as atrocidades particadas hoje e no passado vem dele. Assim como todos os fascinios e prazeres desonestos que arrastam a humanidade para a separação eterna de Deus.

Não se enganem com o Pai da mentira, que é o Tentador...ele existe e não respeita a liberdade do ser humano pois no seu dicionário não existe a palavra "respeito", nele não há virtude, embora macaqueie virtudes por meio de falsidades em todos os níveis da existência humana. Tudo que há neste mundo que é desrespeitoso, falso e mal vem de Satanás acolhido por todo aqueles que rejeitam a Deus...nem preciso explicar muito isso...somos tentados o tempo todo...quem não sabe o que é tentação?

Por isso quem diz que o Inferno é mito e não existe, vai acreditar quando estiver nele, como disse a um incrédulo o Santo Padre Pio de Pieltrecina...(Disse um homem a Padre Pio "Não acredito que exista o Inferno." e o Padre Pio lhe respondeu "Vai acreditar quando estiver nele!")

Pois acreditando que Deus é bom e perdoa tudo e que o Inferno e Satanás não existem, se abre a porta larga e se peca muito mais e livremente, e grotescamente, achando que não vai dar em nada.

Deus perdoa tudo, menos o pecado contra o Espirito Santo, menos a rejeição da Salvação e não porque não queira perdoar mas porque é a própria alma que se fecha ao perdão porque não quer saber de Deus e não se arrepende nem pede perdão, recusa a Revelação e todo testemunho, tudo isso é o pecado contra o Espírito Santo que resulta em condenação eterna. Como? Com separação plena eterna de Deus da alma, o Espírito Santo se retira inteiramente da alma. E daí o que acontece? A alma tem de ficar em algum lugar de algum modo não é? Onde? NO INFERNO, COM TODOS OS TORMENTOS E HORRORES PARA TODO SEMPRE.Porque Deus é amor e sem Deus não há amor e sem amor não há bem algum apenas a sua ausência que é o ódio em todas as suas formas. É isso que se quer para si ?

Informe-se sobre o pecado contra o Espírito Santo.

Em parte a grande apostasia de hoje é por causa também da grande ignorância que existe sobre as coisas de Deus.

Recomendo fortemente a busca de informação.

O Inferno existe, é um lugar e a alma vai para lá porque quer pois rejeita Deus completamente

1 de Abril de 1989    

A Verdadeira Vida em Deus www.tlig.org/html

 

(...) - Senhor, tenho compaixão das almas que vão para o inferno. Ao fim e ao cabo, eram semelhantes a nós; como nós, na terra. Se houvesse uma forma de as tirar do inferno e de as mudar... 


- Eu concedi-lhes a liberdade de escolher entre o bem e o mal e eles preferiram o mal, apesar das Minhas súplicas e dos Meus apelos de amor. 

- Mas, Senhor, por que não poderia haver ainda uma possibilidade? 


- Minha filha, tu não compreendes que elas Me rejeitam completamente. Amei-as até ao último limite. Guiadas por Satanás, preferiram segui-lo. Até mesmo depois da sua morte Me revelei a elas; mas elas, voluntariamente, seguiram Satanás, sem a mais pequenina hesitação. Trata-se de uma escolha inteiramente sua; elas escolheram o inferno para sempre. 

- Oh! Senhor! Fazei que eu faça sempre a Vossa Vontade. 

- Vassula, não deixes nunca a Minha Mão. Nós, por toda a eternidade. 

Toda a gota de amor será utilizada; preciso de amor, para salvar almas que se encontram no caminho da perdição. Vem. 

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Lucas 23:39-43

"...mas não tenhas medo daqueles que matam os corpos; Eu te o digo: eles não poderão matar as almas. Teme, antes, aquele que, no inferno, pode destruir, de uma só vez, a alma e o corpo." 10 de Novembro de 1992 AVVD

SE O MUNDO TE ODEIA, É PORQUE TU ME AMAS

REZA POR AQUELES QUE TRAMAM INCRÍVEIS MAQUINAÇÕES
CONTRA O MEU ESPÍRITO SANTO

10 de Novembro de 1992 

 


- A Paz esteja contigo. 

Os países de hoje foram totalmente contaminados e têm tudo, exceto a Mim. Aquilo que parece justo ao mundo é detestável à Minha vista e está já condenado por Mim. Se o mundo te odeia, é porque tu Me amas. Faz com que o teu testemunho seja válido aos Meus Olhos; e, Eu to digo, o teu testemunho só será válido aos Meus Olhos, se tu te sacrificares totalmente pela salvação das almas e se mostrares o teu amor, dando a vida pelos teus amigos e por aqueles a quem tu chamas teus inimigos, a fim de que, quando chegar o Meu Dia, tu não tenhas vergonha alguma a sentir. Eu Mesmo te darei a Minha Força; entretanto, trabalha desde já por esta Obra que te confiei e grita de júbilo, alegra-te, porque, com o Meu Poder, derrubarei os seus muros e porei em plena luz tudo aquilo que te havia sido escondido. Os teus olhos verão rastejar, diante de ti, toda a espécie de animais e de serpentes; mas não tenhas medo daqueles que matam os corpos; Eu te o digo: eles não poderão matar as almas. Teme, antes, aquele que, noinferno, pode destruir, de uma só vez, a alma e o corpo. Segue as Pegadas dos Meus Passos e não procures, nem honra nem louvor. Se o mundo te considera uma impostora, fica a saber que acabas por ser sincera, pois o primeiro a ser considerado, pelo mundo, como impostor, fui Eu Mesmo. Ama! E perdoa! Reza por aqueles que tramam incríveis maquinações contra o Meu Espírito Santo e não os julgues, por receio de que, aquilo que lhes é fatal, o seja também para ti. Permite-Me que seja Eu a corrigi-los. Tudo quanto fazes seja plantado no amor. Eu Mesmo virei ao encontro das tuas necessidades e te encherei de Consolações. Por fim, todo o espinho do Meu Corpo será removido. O Amor triunfará. 

15 de Novembro de 1992 


"Ah! se pudessem pesar a minha aflição e, 
ao mesmo tempo, pôr na balança o meu infortúnio! 
Este pesaria mais do que a areia dos mares! 
Por isso, as minhas palavras estão repassadas de dor" 

(Job 6, 2-3).


- Arrepio-me de horror, ao pensar que poderei enganar-me! 
Senhor, serei digna de censura, na Vossa Presença? Contudo, enraizei-me em Vós; eu vi-Vos aqui mesmo, de pé, silencioso, de Mãos estendidas, como alguém que aguarda uma esmola; e, depois, ouvi uma voz 
1 :foi-me revelado um Nome 2 e a minha alma abandonou-se nos Braços de meu Pai. Oh! Deus! Como Vos amo! 

- Minha menina, Minha menina... Eu, o Senhor, quanto te amo! Eu amo-te até às Lágrimas... Deixa de escutar o Maligno, que tenta destruir todas as coisas boas que te dei. Tem fé no Meu Amor. Eu nunca deixarei de vir a ti 
3 ... Nunca 4 ... Por isso, tem a Minha Paz, essa Paz que Eu Mesmo te dei; e fica sabendo, Minha filha, que um amor maior que o Meu, jamais o encontrarás... Ah! Minha menina, aproxima-te da borla da Minha Veste. Eu estou aqui e estou contigo. 




1 a Voz do Pai
2 Javé
3 pronunciou estas palavras, quase em murmúrio
4 Ele murmurou esta palavra

 

"temei apenas aquele que finge não existir"

“A Minha Mensagem é uma Mensagem de Amor, um apelo à vossa verdadeira origem, um apelo da Minha Palavra e da Minha Existência. Não tenhais medo de Mim: temei apenas aquele que finge não existir e, com uma imensa maldade, vos atira para a morte. Eu sou a Luz.”

Jesus Cristo

 

18/05/1991

 

 

Coleção de Mensagens em que Satanás é mencionado

  • ... Amém. 16.11.1988 Desde ontem, Satanás ataca-me ferozmente. Jesus ...
  • ... tinha-me posto de sobreaviso. Satanás conhece os meus pontos fracos e ...
  • ... com outros místicos; e, assim, Satanás ataca-me e aproveita-se destes ...
  • ... não te deixes enganar por Satanás; ele combate-te com a sugestão, ...
  • ... compreender o motivo pelo qual Satanás te persegue; ele persegue o Meu ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm353.html
10 matches
  • ... Logo compreendi que se tratava de Satanás. Dando pela nossa presença, ...
  • ... " Oh! deixa-nos morrer!" Depois, Satanás, furioso, de aspecto ...
  • ... No mesmo momento em que Satanás levantou o braço para lançar a ...
  • ... . Depois, alguém se apresentou a Satanás, um dos seus, e Satanás ...
  • ... um dos seus, e Satanás perguntou-lhe: " Estás no teu ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm52.html
8 matches
  • ... e ofereceu-os, em holocausto, a Satanás. E, como se isso não bastasse, ...
  • ... isso não bastasse, virou-se para Satanás e com ele fez o pacto de lhe ser ...
  • ... tudo quanto ela desejava. Satanás aceitou, sob a condição de o ...
  • ... de o deixar livre de agir. Satanás, então, separou-a completamente ...
  • ... Meus Santos Dons e ofereceu-os a Satanás, que os transformou em armas. ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm220.html
7 matches
  • ... 27-28-29.4.1988 Nestes dias, Satanás ataca-me constantemente, ...
  • ... tanto maiores são os esforços de Satanás para acabar com tudo. Eu sei que ...
  • ... acabar com tudo. Eu sei que é Satanás, na medida em que deixa a minha ...
  • ... tudo vem de Mim. (...) Vassula, Satanás persegue-te sem tréguas, por ...
  • ... tornas-te uma fácil presa para Satanás. Sê, pois, vigilante, sempre ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm275.html
6 matches
  • ... a verdadeira sabedoria; mas Satanás tenta arrastar a todos para o ...
  • ... preferiu seguir as doutrinas de Satanás. Eu tenho oferecido a Minha Paz; ...
  • ... fim dos tempos (2 Tes 2, 9-12) , Satanás se porá em ação com toda a ...
  • ... (1 Jo2, 22, 23) ? As doutrinas de Satanás ensinam-vos a acreditar na ...
  • ... Santo e a Santa Comunhão. Satanás apresenta-se revestido de ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm710.html
6 matches
  • ... que nos últimos dias, quando Satanás me atormentava. Agora, é como se ...
  • ... Quantas vezes receei por ti. Satanás odeia-te e decidiu subverter os ...
  • ... não ligues importância a Satanás, agarra-te a Mim, que Eu ajudo-te ...
  • ... as tentações. Lembra-te de que Satanás se aproxima mais facilmente ...
  • ... compreender que a oração mantém Satanás afastado: as orações que O ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm276.html
5 matches
  • ... reina, por entre as riquezas de Satanás. Eu sou o Soberano dos reis da ...
  • ... uma nova definição, por parte de Satanás, e assim perdeu o seu ...
  • ... procurado os poderes blasfemos de Satanás e os põem bem à mostra, quais ...
  • ... modo, são membros da morada de Satanás. Não os ouças. Depressa Eu Mesmo ...
  • ... se deixaram depois vender a Satanás e seguem a Besta 10 As lojas ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm550.html
5 matches
  • ... da Minha Divindade. O fumo de Satanás penetrou, através das dobradiças ...
  • ... caído nas malvadas redes de Satanás, nutridos com porções de ...
  • ... Graça, virão a ser convertidos 7 Satanás 8 Cf. Paulo VI: "Por algumas ...
  • ... VI: "Por algumas fendas o fumo de Satanás invadiu a Igreja" (n.d.t.) 9 Ler ...
  • ... aos Tessalonicenses 2, 1-12 10 Satanás 11 Isto é, nós. Aceno a Dn 11, 31 ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm625.html
5 matches
  • ... o incenso, mas para invocar Satanás, com o fim de conquistar mais ...
  • ... vigílias de oração e de jejum. Satanás está prestes a pôr cada um de vós ...
  • ... imutável da Tradição; mas Satanás quer reduzi-lo ao silêncio, a fim ...
  • ... todos à ruina. Esta é a hora de Satanás, que tem a infame intenção de ...
  • ... porque esse dia está próximo e Satanás apressa-se a devastar nação a ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm802.html
5 matches
  • ... a sua mensagem são uma manobra de Satanás. Tal como em Fátima, ele tenta ...
  • ... . Não compreendestes que Satanás, conhecendo o valor do Meu Plano ...
  • ... trevas a fim de que vós caiais? Satanás está reduplicando os seus ...
  • ... de Fátima. No seu furor, Satanás tenta impedir-vos de vos ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm215.html
4 matches
  • ... Possam as almas que permitem a Satanás murmurar aos seus ouvidos e o ...
  • ... Nosso Senhor e os que, vítimas de Satanás, tinham feito falsas declarações ...
  • ... os rebeldes são o "fumo de Satanás" , de que falou Paulo VI (nota de ...
  • ... "... por alguma fresta, o fumo de Satanás entrou no Templo de Deus" ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm1037.html
4 matches
  • ... uma veemente tentação do demônio. Satanás, ciumento de todos os dons que Eu ...
  • ... raramente a meus eleitos 18 , mas Satanás, uma vez mais pela sua ciumeira, ...
  • ... que Eu falei mas, mesmo a esses, Satanás deu um espírito de letargia, um ...
  • ... o Meu dom 21 à humanidade, Satanás, na sua raiva, enviou, tanto ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm1053.html
4 matches
  • ... Minha bem-amada, nestes dias, Satanás está a enganar muitos, combatendo ...
  • ... redimi-te das trevas. Vassula, Satanás está desesperado e tenta ...
  • ... Meu Nome. Atenção às ciladas de Satanás; Eu já te adverti da sua malícia. ...
  • ... Minha Criação se apoie em Mim. 1 Satanás atacava-me e tentava-me, para que ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm319.html
4 matches
  • ... espíritos, eles são semelhantes a Satanás. Rivalidades e competições pelo ...
  • ... Presença, proclamam a ciência de Satanás que é baseada na mentira. Eles ...
  • ... as costas, dando ouvidos a Satanás, para que possa servir-se de vós. ...
  • ... divisão, estais sob o poder de Satanás que, sem tréguas, consagra na ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm705.html
4 matches
  • ... de ser Um em Vosso Nome...". Satanás está a caminho do Meu Trono. ...
  • ... o aborto, é mais fácil a Satanás conseguir poder. O aborto é uma ...
  • ... prestando-se, assim, um culto a Satanás, uma vez que se trata de ...
  • ... poder ou promoção do inimigo, Satanás pediu esta forma escondida de ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm877.html
4 matches
  • ... vagueiam por toda a parte. Hoje, Satanás tenta mesmo os eleitos de Deus. ...
  • ... Só este sacrifício 6 agrada a Satanás. Põe a tua confiança no ...
  • ... triunfe em ti. Não consintas a Satanás que te engane pela dúvida. Vou ...
  • ... muitas nações 6 o aborto agrada a Satanás, na medida em que ele precisa de ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm882.html
4 matches
  • ... filhos do Altíssimo. A hora de Satanás chegou. Desde o dia em que Eu te ...
  • ... (Continuação da Mensagem) Hoje, Satanás estendeu a sua mão, a ponto de ...
  • ... acabaram por se tornar a presa de Satanás? Como poderei Eu não vos avisar a ...
  • ... abençoo-te. 1 Deus quer dizer: Satanás 2 o Papa João Paulo II 3 Deus ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm965.html
4 matches
  • ... respondi-lhe: "Afasta-te de Mim, Satanás, porque a Escritura diz: ...
  • ... frutos do mundo. Enganados por Satanás, promovem o erro; obcecados pelos ...
  • ... todos esses poderes obscuros, e Satanás chegará mesmo a servir-se da ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm985.html
3 matches
  • ... todo o subterfúgio disposto por Satanás. Agora, o Meu Filho e Eu demo-vos ...
  • ... corpo e alma, a este mundo. Satanás, no seu furor, não te deixa, mas ...
  • ... conta de como estavam na posse de Satanás. Aquelas que Meu Divino Fogo ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm1081.html
3 matches
  • ... "todo o inferno se desencadeou". Satanás enfurecia-se e, do mesmo modo, ...
  • ... Jesus ordenou-me que escutasse. Satanás disse: "Ah!Ah! É ainda ela, uma ...
  • ... tu e fere-a. Odeio-vos a todos!". Satanás estava de novo como um louco. ...
http://www.tlig.org/pgmsg/pgm148.html
3 matches

Santo e Doutor da Igreja

Das penas do inferno de Santo Alfonso de Ligorio

 

A pena dos sentidos


O pecador pratica duas faltas graves quando peca: se afasta de Deus, Sumo Bem, e se entrega às criaturas. "Duplo crime cometeu o meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e para si preferiu cavar cisternas, cisternas defeituosas que não retêm a água. (Jer. 2,13)" E é justamente porque o pecador se entrega às criaturas, ofendendo assim a Deus, que é atormentado no inferno por estas mesmas criaturas, pelo fogo e pelos demônios. Essa é a pena dos sentidos. Mas sua culpa é maior, considerando a maldade do pecado, e é este distanciar-se de Deus, o maior castigo no inferno e é do dano: não ser visto por Deus e tê-lo perdido para sempre.

Consideremos primeiramente a pena dos sentidos. O inferno é um lugar de fé. O que é pois o inferno? É um lugar de tormento "...porque tenho cinco irmãos. Que ele os avise, para que não venham também eles para este lugar de tormento. [Lucas 16, 28]" Foi assim que o descreveu o rico Epulão – lugar de tormento – onde todos os sentidos e esforços do condenado tem seu próprio castigo, sendo que o sentido que mais ofende Deus é o mais severamente castigado [Sb.11, 17; Ap. 18, 7] A visão padece o tormento das trevas; quanto mais se envaidece e se torna sensual, mais atormentada fica e mais chora. "O quanto ela se enchia de gloria e de luxo, devolvei-lhe agora em dor e luto. Pois dizia para si mesma: "Estou num trono como rainha, não sou viúva, nunca conhecerei luto." (Ap.18,7)" A visão é atormentada pelas trevas coberta pelo nevoeiro da morte. Que tristeza se sente ao ver um pobre homem enclausurado numa cisterna escura em vida... por 40-50 anos. O inferno é uma cisterna fechada por todos os lados, onde não há sol nem outro tipo de luz. O fogo ilumina a Terra, mas não o inferno.
A voz do Senhor forma línguas de fogo, explica São Basílio. Ele separará a luz do fogo. O fogo será somente para queimar, não para iluminar. Alberto Magno resume: a fumaça que sairá desse fogo, fará parte das trevas de que fala São Giacomo, que cegará os olhos dos condenados. Diz São Tomas que os condenados terão um pouco de luz, o suficiente para atormentá-los. Eles verão com essa luz tênue a feiúra dos outros condenados, e também os demônios que tomarão formas horrendas para assustá-los.

O olfato sofrerá também. Que terrível estar num quarto fechado com um cadáver podre! "Seus defuntos estarão espalhados, os cadáveres exalando o mau cheiro. [Is. 34,3] O condenado estará entre muitos milhões de outros condenados vivendo a tormenta e a peste que eles transmitam. Diz São Buenaventura que se o corpo de um condenado fosse expulso do inferno, bastaria para exterminar todos os homens pela peste. E dizem alguns loucos: "Se vou para o inferno, não estarei sozinho." Pobre! Quantos mais forem para o inferno, quantos mais padecerão.

O condenado padecerá também pela peste, pelos gritos e devido o tamanho do lugar, já que estarão um em cima do outro como ovelhas amontoadas no inverno; como uvas prensadas sob a cólera de Deus. Ocorrerá então a pena da imobilidade. O condenado deverá ficar na mesma posição em que caiu no dia final: sem poder se mexer, no mesmo lugar, sem mover nem um pé, nem uma mão enquanto Deus será Deus.

O condenado sofrerá com os gritos contínuos e com o choros dos pobres desgraçados. Os demônios! Estes uivarão, berrarão sem parar. Que aflição quando se quer dormir e se escuta um paciente queixar-se continuamente! Um cachorro latir sem parar! Ou uma criança chorar. Pobre condenado que tem que ouvir por toda a eternidade estes sons e gritos dos atormentados! A garganta do condenado ficará seca de sede, de tanta sede que toda a água do mar não será suficiente para aliviá-lo. E nem sequer conseguirá uma só gota. Epulão pediu uma gota, mas ainda não a recebeu, nem a receberá nunca. O condenado sentirá uma dor cruel de estômago de fome. Mas nunca receberá uma miga de pão.


A pena do fogo


O castigo mais terrível para o condenado é o fogo do inferno, tormento do tato. "Humilha profundamente o teu espírito, pois o castigo do ímpio é o fogo e os vermes. [Ecl. 7,19]" O Senhor dirá no dia do juízo final: "Depois o Rei dirá aos que estiverem a sua esquerda: "Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo do inferno, preparado para o diabo e seus anjos. [Mateus 25, 41]" Neste lugar, o castigo pelo fogo é o maior de todos. Mas há muita diferença entre o nosso fogo e a do inferno, diz Santo Augustinho. O nosso parece uma pintura. E São Vicente Ferreri diz que, se comparados, o nosso é frio. A razão é que o nosso foi criado para nossa utilidade, enquanto o fogo do inferno foi criado por Deus para castigar.
É o desdém de Deus que acende este fogo vingador. Segundo Isaias, o fogo do inferno é chamado de espírito do ardor: "Depois que tiver limpado a sujeira das filhas de Sião, depois de lavar do seu interior o que há de criminoso em Jerusalém, com o vento que castiga, vento que queima.... [Is 4, 4]". O condenado será mandado, não ao fogo, mas para dentro do fogo: "Afastem-se de mim, malditos no fogo eterno." Assim o pobre será envolvido pelo fogo como um pedaço de madeira dentro de um forno. O condenado estará sobre um abismo de fogo, com fogo acima e envolvido por fogo. Somente tocará, verá e respirará fogo. Estará no fogo como peixe na água.
Mas este fogo não estará somente ao redor do condenado, mas também em suas entranhas para atormentá-lo. Seu corpo inteiro pegará fogo: todo o interior de seu ventre, seu coração, seu cérebro, o sangue que corre em suas veias, assim como a medula; cada condenado se tornará uma fornalha em brasa.
Mas o condenado não sofrerá ao caminhar debaixo de um sol escaldante, fechado em uma sala com brasas em fogo, ao queimar-se com a fagulha de uma vela. Não teme o fogo que devora como disse Isaias: "Quem de vós pode ficar junto ao calor deste fogo? [Is. 33, 14]" Como uma fera que devora um cabrito, assim o fogo do inferno devorará o condenado, mas sem jamais tirar-lhe a vida. Disse São Pier Damiani ao desonesto: "Queres agradar a carne na qual, um dia, verás tuas desonestidades se converterem em ramos nas tuas entranhas, que queimarão no inferno.

Acrescentou São Girolamo que esse fogo queimará todos os tormentos e dores que se padecem na Terra, dores laterais ou de cabeça, no corpo ou nervosos. Neste fogo haverá também a pena do frio. Mas não se deve esquecer que todas as penas da Terra não são coisa alguma, como disse Crisostomo, em comparação com as penas do inferno: "Pone ignem, pone ferrum, quid, atormenta nisi umbro a illa tormenta?".

O vigor sofrerá o mesmo tormento. A memória do condenado será afetada ao recordar-se do tempo que teve para salvar-se, mas o desperdiçou para sua perdição. Das graças que recebeu de Deus, mas as gastou sem proveito algum. O seu intelecto, ao pensar no bem que perdeu: Deus e o paraíso, e o que está perdido ñ tem volta. Seus desejos, dando-se conta que tudo que pedir lhe será negado. O coitado nunca terá aquilo que deseja, e ganhará tudo o que mais odeia, que serão suas penas eternas. Seu maior desejo será sair dos tormentos e encontrar a paz. Mas sempre será atormentado e nunca terá paz.


A pena de ter perdido Deus


Todas as penas citadas acima não são nada comparadas com a pena de dano. O horror, a peste, os gritos e o fogo não formam o inferno. A verdadeira pena do inferno é a de ter perdido Deus. São Gio. Grisostomo: "Se também te referes a dez mil infernos, não te referes a nada igual a esta dor." E acrescenta São Agustinho que se o condenado desfrutasse da visão de Deus, "não sentiriam pena alguma e o inferno se transformaria em paraíso." Para se entender esta pena, considera-se o seguinte exemplo: se alguém perde uma jóia no valor de 100 escudos, sente grande tristeza. Mas se seu valor é de 200 escudos, sente o dobro da pena. Se valer 400 escudos, mais pena ainda. Quanto mais cresce o valor da jóia, maior é a pena. Qual bem o condenado terá perdido? Um bem infinito: Deus. Como disse São Tomas, ele sentirá de certo modo uma pena infinita.
Santo Ignácio de Loyola disse: "Senhor, suporto qualquer pena, mas não essa de estar privado de Vos." Mas os pecadores estão longe de entender esta pena, pois vivem os meses, os anos sem Deus. Eles vivem nas trevas. Na morte, mas eles têm que conhecer um grande bem que é o perdão. A alma, ao sair do corpo, como disse Santo António, entende em seguida que ela foi criada por Deus e se eleva para abraçar seu sumo bem. Mas, em estado de pecado, será afastada de Deus. Se um cachorro vê uma lebre e está preso por uma coleira, fará toda a força possível para quebrar a corrente e ir pegar sua presa. A alma, ao deixar o corpo, é naturalmente atraída para Deus. Mas o pecado a distancia de Deus e a manda ao longe para o inferno. "Ao contrário, vossas injustiças é que viraram um abismo a distanciar-vos do vosso Deus, foram vossos pecados que esconderam a divina Face, impedindo-o de escutar. [Is. 59, 2]" Pois o inferno consiste naquela primeira palavra da condenação: "Quando Davi condenou Absalão a não apresentar-se mais a ele, a pena foi tão grande que respondeu: Digam ao meu pai que me permita ver sua face ou que me dê a morte. [2Sam. 14, 24]" Filippo I, I percebendo a irreverência de um adulto em uma Igreja, lhe disse: "Não venha mais aqui!" Foi tão grande sua dor, que ao chegar em casa morreu de tristeza. Qual o sentimento quando, depois de morto, Deus o expulsa: vais embora que não quero ver-te mais. "Vós" dirá Jesus aos condenados no Juízo Final, "já não são mais meus filhos. Eu já não lhes pertenço."

Que dor para um filho, que perde um pai, ou a uma mulher quando seu marido morre: meu pai, meu noivo não te verei mais! E se ouvíssemos uma alma condenada chorando e lhe perguntássemos: "Alma, por que choras tanto?" E ela a responder: "Choro porque perdi Deus e não poderei mais vê-lo." Se, ao menos, o pobre condenado pudesse do inferno querer ver Deus e se resignasse a sua vontade. Mas não, se isso pudesse ser feito, o inferno não seria o inferno; o condenado não poderá se resignar a vontade do Criador porque se fez inimigo da vontade divina. Poderá vir a querer Deus, mas o odeia e o odiará para sempre; e este será seu inferno: reconhecer que Deus é o sumo bem, mas ver-se obrigado a odiá-lo ao mesmo tempo que o reconhece digno de amor infinito. O condenado odiará e amaldiçoará Deus, como também os benefícios que lhe deu, a criação, a redenção, os sacramentos, especialmente o batismo e a penitência, e, acima de tudo, o Santíssimo Sacramento do Altar. Odiará todos os anjos e santos, mais especialmente o seu anjo da guarda e os santos que por ele intercederam. E, mais que todos, a divina Mãe e principalmente amaldiçoará a Santíssima Trindade no nome do Filho de Deus que um dia morreu por ele, amaldiçoando suas chagas, seu sangue, seu martírio e sua morte.